Os sócios e investidores estão cada vez mais atentos ao crescimento do setor de franquias.
Isso porque de um lado, o empreendedor tem a oportunidade de expandir seu próprio negócio e sua marca sem precisar dispender de um grande montante financeiro, fazendo uso do capital de terceiros para o crescimento da empresa. Enquanto do outro lado, os franqueados encontram uma possibilidade de exercer o seu negócio próprio de forma mais segura e usando técnicas já testadas pelo franqueador.
A franquia é definida como a transmissão pelo franqueador do know how necessário e permissão do uso da marca, nome e publicidade por terceiros ao franqueado, que tem o direito de vender ou distribuir produtos ou serviços sob um formato operacional e mercadológico previamente definido pelo franqueador.
A franquia é uma relação contratual complexa, que liga o franqueado ao franqueador, envolvendo transferência de know how, treinamento, uso de marca e adoção de procedimentos formatados que compreende obrigações do franqueador e do franqueado para o investimento e o funcionamento da atividade empresarial.
Por se tratar de uma relação complexa, a legislação acaba sendo insuficiente, não sendo possível prever e normatizar todas as eventuais situações. Em razão disso, os contratos de franquia devem ser escritos com muita ponderação e por um profissional qualificado e experiente, a fim de que possa proteger os interesses da rede como um todo, do conjunto.
Além do mais, antes de firmar um contrato de franquia é preciso uma prévia e densa pesquisa de mercado a fim de que seja evitado possíveis imprevistos e situações desagradáveis.
Assim, veja abaixo um pouco as vantagens e desvantagens de ser um franqueado ou um franqueador:
Vantagens do franqueador:
- Rápida expansão e com baixo custo;
- Alto poder de negociação; – Aumento da eficiência em cada unidade;
- Consolidação da marca;
- Recebimento de royalties e taxa de marketing.
Desvantagens do franqueador:
- Propriedade do negócio, mas não dos pontos de venda;
- Diminuição dos lucros;
- Necessidade de um bom exercício de controle sobre os franqueados, sob pena de risco da marca.
Vantagens do franqueado:
- Possibilidade de empreender com uma marca já consolidada;
- Utilização de um negócio já testado; Diminuição dos riscos.
Desvantagens do franqueado:
- Baixa liberdade na condução do negócio;
- Remuneração ao franqueador.