Contrato de franquia

Os sócios e investidores estão cada vez mais atentos ao crescimento do setor de franquias.

Isso porque de um lado, o empreendedor tem a oportunidade de expandir seu próprio negócio e sua marca sem precisar dispender de um grande montante financeiro, fazendo uso do capital de terceiros para o crescimento da empresa. Enquanto do outro lado, os franqueados encontram uma possibilidade de exercer o seu negócio próprio de forma mais segura e usando técnicas já testadas pelo franqueador.

A franquia é definida como a transmissão pelo franqueador do know how necessário e permissão do uso da marca, nome e publicidade por terceiros ao franqueado, que tem o direito de vender ou distribuir produtos ou serviços sob um formato operacional e mercadológico previamente definido pelo franqueador.

A franquia é uma relação contratual complexa, que liga o franqueado ao franqueador, envolvendo transferência de know how, treinamento, uso de marca e adoção de procedimentos formatados que compreende obrigações do franqueador e do franqueado para o investimento e o funcionamento da atividade empresarial.

Por se tratar de uma relação complexa, a legislação acaba sendo insuficiente, não sendo possível prever e normatizar todas as eventuais situações. Em razão disso, os contratos de franquia devem ser escritos com muita ponderação e por um profissional qualificado e experiente, a fim de que possa proteger os interesses da rede como um todo, do conjunto.

 

Além do mais, antes de firmar um contrato de franquia é preciso uma prévia e densa pesquisa de mercado a fim de que seja evitado possíveis imprevistos e situações desagradáveis.

 

Assim, veja abaixo um pouco as vantagens e desvantagens de ser um franqueado ou um franqueador:

Vantagens do franqueador:

  • Rápida expansão e com baixo custo;
  • Alto poder de negociação; – Aumento da eficiência em cada unidade;
  • Consolidação da marca;
  • Recebimento de royalties e taxa de marketing.

Desvantagens do franqueador:

  • Propriedade do negócio, mas não dos pontos de venda;
  • Diminuição dos lucros;
  • Necessidade de um bom exercício de controle sobre os franqueados, sob pena de risco da marca.

Vantagens do franqueado:

  • Possibilidade de empreender com uma marca já consolidada;
  • Utilização de um negócio já testado; Diminuição dos riscos.

Desvantagens do franqueado:

  • Baixa liberdade na condução do negócio;
  • Remuneração ao franqueador.

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